Social Icons

domingo, 17 de março de 2013

COMO FUNCIONA A HIDROPONIA?

As plantas são colocadas em canais ou recipientes por onde circula uma solução nutritiva, composta de água pura e de nutrientes dissolvidos em quantidades individuais que atendam a necessidade de cada espécie vegetal cultivada. Esses canais ou recipientes podem ou não ter algum meio de sustentação para as plantas, o substrato, como pedras ou areia. A solução nutritiva tem um controle rigoroso para manter suas características, periodicamente é feito um monitoramento de PH e de concentração de nutrientes, assim as plantas crescem sob as melhores condições possíveis.

4 comentários:

  1. Entendo que se eu colocar as mudas diretamente em um lago elas vingarão, desde que a agua tenha os nutrientes.
    Por favor respondam.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. antes de mais obrigado pela visita...
      sim, isso é verdade mas aconselho a não mergulhar toda a raiz na solução, ou seja, é conveniente deixar nem que seja uma pequena parte da raiz fora de água.
      Boa sorte

      Eliminar
  2. Estou com uma orquídea, a qual comprei numa exposição, porém, a mesma foi cortada para ornamentar festas, sequer possui raiz! Então, cortei-a na diagonal e coloquei em um recipiente, cujo a água não é corrente, adicionei enraizante e uma solução nutritiva para tentar reanima-la. Você acha que obterei sucesso ou devo recorrer a outro recurso? Qual?
    Responda, por favor, pois sou amadora, não tenho experiencia com hidroponia, estou fazendo testes. obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela confiança depositada mas devo informá-la que embora tente actualizar-me com alguma frequência eu também não passo de um amador.
      Em relação à sua pergunta, acho que o método que você utilizou é o ideal mas não sei se o enraizante mantém as propriedades quando misturado com outros químicos, como é o caso da solução nutritiva, ou pode tornar a solução demasiado química e 'matar' a planta.
      Resumindo: na minha opinião deve continuar com este método mas sem nunca se esquecer que o PH da solução em que se encontra a planta é essencial, portando não se esqueça de o ajustar entre os 5,5 e 6,5.
      Espero ter ajudado.

      Eliminar