Social Icons

terça-feira, 26 de março de 2013

SOLUÇÃO NUTRITIVA CASEIRA

Quem não viu já sites onde descrevem os componentes de uma solução nutritiva? Mas até agora ninguém sabe onde encontrar esses componentes para fazer a solução em casa!

!!!AQUI ESTÁ A SOLUÇÃO PARA ESSE PROBLEMA!!!

Se já faz compostagem em casa, poderá usar o chá do composto para enriquecer a água do circuito. Uma razão de 10 para 1 (litros) deverá ser suficiente. Se necessário, aumentar esta relação.
Se ainda não faz compostagem, não perca tempo!
Mas até lá junte cinza, borras de café e casca de ovo seca(reduzida a pó). Juntar tudo isto em água e deixar esta solução 2 a 5 dias ao sol num recipiente em que não entre luz.
Passados estes dias basta coar e juntar à água do circuito(razão de 1 para 5).
Estes componentes fornecem os nutrientes necessários para todas as fases mas poderá usar outras combinações para fazer soluções nutritivas mais específicas para cada fase. Mas isso deixo ao vosso critério.
Boa sorte!

35 comentários:

  1. Como posso saber qual a quantidade certa de cascas de ovos, pó de café coado e cinzas que devo utilizar para ter nutrientes suficientes?

    ResponderEliminar
  2. para 10 partes de agua,5 partes de cinza, 3 a 4 de café e 1 a 2 de cascas de ovos em pó é suficiente para obter a quantidade de nutrientes necessário ao bom desenvolvimento das plantas.

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. No final de uma fogueira.
      Aproveitar somente a cinza em pó, não aproveitar carvão e outros restos de lenha.

      Eliminar
    2. Eu sempre pego em pizzarias, eles produzem muito e geralmente jogam fora.

      Eliminar
  4. tenho um reservatório de 50 litros na minha orta hidropônica quanto devo misturar de solução

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. deve colocar-se uma parte de solução para cada 5 partes de água,. Para aproveitar ao máximo a capacidade do depósito de 50 litros, deve introduzir 8 litros de solução e 40 litros de água.

      Eliminar
  5. Eu quero começar um cultivo de alface hidroponica, posso usar essa solução no cultivo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com certeza,
      esta solução dará para qualquer cultivo embora uns cultivos desenvolvam mais que outros pois as quantidades de nutrientes que cada planta necessita não são iguais. Deveria portanto adaptar-se a solução às necessidades de cada planta.

      Eliminar
  6. Com qual frequência posso fornecer o nutriente as plantas. Devo deixar fixa (permanente) ou circulando constantemente?!?!?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A resposta à sua pergunta enontra-se no topo deste blog, em "Informação Importante".
      Caso persista alguma dúvida contacte, ajudarei no que puder

      Eliminar
  7. Pode ser armazenada essa mistura por até quanto tempo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pode ser guardada por algum tempo, mas aguentará ainda mais tempo se a tiver vedada da luz e a for mexendo de vez em quando, pois com alguns dos "ingredientes" que ela contém acabará por criar bolor no cimo da água

      Eliminar
  8. um fertirrigante solúvel pode ser usado como solução nutritiva para hidroponia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quando iniciei a hidroponia também me questionei sobre isso mas, embora nunca tenha ensaiado, achei que isso tornaria a solução demasiado forte e desequilibrada, pois geralmente, isso não tem todos os nutrientes necessários ao bom desenvolvimento das plantas.
      Mas já agora, agradeço, que se ensaiar volte aqui para postar a sua experiência e o seu resultado...
      Obrigado

      Eliminar
  9. Gostaria de saber se as sementes utilizadas na hidroponia , são as mesmas do cultivo em solo

    ResponderEliminar
  10. Parabens, sempre quis tentar fazer uma orta hidroponia em casa, acho que nao vou mais demorar, do jeito que vc ajuda parece mais facil, por favor me tira umas duvidas, nessa solução que vc ensina, tbm precisamos medir o ph da agua mesmo que seja poucas plantas? Se sim, o processo de medição é o mesmo do aquario, as mesmas Soluções de medidas? Desde ja agradeço a sua humildade de compartilhar experiência. Abç

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. antes de mais obrigado!
      para esta solução ou para qualquer outra É SEMPRE necessério medir o ph, um ph equilibrado é o primeiro passo para correr tubo bem. Se o ph não estiver entre 5.5 e 6.5 nao obterá resultados, tal como explico no post do PH.

      Eliminar
  11. Por favor, pode me ajudar com mais uma duvida? Onde eu encontro os acidos e hidróxidos para ajustar o ph? Tambem da pra ser feito de modo caseiro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. em qualquer supermercado e/ou drogaria.
      para descer o ph usar ácidos (Ex: ácido cloridrico, também conhecido como muriático, é o mais facil de encontrar)
      o vinagre também é um ácido mas mais fraco que estes o que requer uma maior quantidade para obter o mesmo resultado.

      para subir o ph usar bases/hidróxidos .Ex:hidróxido de sódio(soda cáustica), hidróxido de potássio( potassa cáustica), estes também faceis de encontrar.

      ATENÇÃO: quer nos ácidos quer nas bases, o resultado não é instantâneo, quero com isto dizer que nao se deve colocar o ácido e medir logo o ph pois só com algum tempo é que a solução vai ficar mais ácida ou alcalina consoante o ácido/base utilizado. Por isso devem colocar uma quantidade reduzida e medir após umas horas.
      UMA ADIÇÃO EXAGERADA PODE "MATAR" TODA A PLANTAÇÃO

      Eliminar
    2. Obrigado! Vlw as dicas, ainda essa semana eu começo o cultivo.

      Eliminar
  12. Olá Joel, boa noite: Gostaria, se possível, que vc me esclarecesse um dúvida. Tive um problema de vazamento da minha solução nutritiva e perdi meu reservatório. Aqui na minha cidade não consegui encontrar os macros nutrientes, e como eu já estava com 150 mudas no berçario, acabei utilizando somente os micronutrientes. Minha dúvida é a seguinte. Agora que o meu fertilizante chegou, os macro e os micronutrientes, eu deve despresar a solução antiga e fazer outra nova, posso acrescentar somente os macros ou fazer uma nova solução misturando com a antiga. O EC está atualmente em 0,48ms. No aguardo, antecipadamente expresso meus agradecimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve usar a solução existente pra rega de outras plantas que não as da hidroponia e fazer uma nova solução nutritiva pra o seu reservatório pois o Micronutrientes são calculados em função também da quantidade de Macronutrientes, e nesta altura, parte dos micronutrientes que você inseriu na solução, já foram consumidos.
      A solução hidropónica só funciona na perfeição quando todos os 'ingredientes' se encontram equilibrados.

      Eliminar
  13. Muito interessante, realmente você entende muito, futuramente pretendo fazer uma horta hidropônica. Quero saber se posso misturar essa solução caseira a solução que se compra pronta para diluir?

    ResponderEliminar
  14. Boas Joel,
    Meus parabéns, tens conhecimento do assunto.
    No meu quintal tenho uma horta tradicional (cultivo no solo), no entanto, pela exiguidade de espaço decidi migrar alguns cultivares como por exemplo a alface para a horta vertical neste caso a Hidropónica, tanto que na base da placa microcontroladora arduino estou a contruir um medidor de Ph.
    Fiquei muito interessado na abordagem de produção da solução nutritiva caseira. Percebi como produzir a solução na base da compostagem (cinza, ovos, água, etc…), no entanto, eu pretendo utilizar outra matéria-prima para a produção da solução, neste caso utilizando dejetos bovinos e a cama removida dos aviários de produção de frangos de corte. Neste contexto, pretendo saber se o processo de produção da solução a partir destes elementos é o mesmo. Se não, por favor oque faço para produzir a solução com estes elementos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você pode utilizar dejetos de qualquer anima, seja bovinos, equinos ou avícolas. Veja o vídeo abaixo:
      https://youtu.be/8NEsHrQKb6Q

      Eliminar
  15. posso utilizar essa mistura para cultivo de milho hidropônico, fornece o milho para um animal.

    ResponderEliminar
  16. Essa solução caseira deve ser enviada às raízes da planta de quanto em quanto tempo.

    ResponderEliminar
  17. Bom dia!

    Essa solução da certo também para milho hidropônico? É necessário acrescentar mais algum elemento?

    ResponderEliminar
  18. Apenas esta solução já e o suficiente para suprir as necessidades de crescer as planta na hidroponia ?ou vou precisar compra mais nutrientes ?

    ResponderEliminar
  19. Obrigado essas informações me ajudaram muito

    ResponderEliminar
  20. Brigado está informações me endereça

    ResponderEliminar
  21. Meu reservatório e de 500 L cuanto de nutrientes eu coloco

    ResponderEliminar
  22. Eu coloquei borra de café, ureia cinza casca de ovo e também eu coloquei um pouco de npk dá certo para poder produzir o alface e coentro com esse tipo de solução.

    ResponderEliminar